A BAILARINA


               
Para a querida Eliana  Cancela, divina na sua arte e que me fez muito feliz em todas as vezes que a vi dançar. Muito obrigada, sua foto é a inspiração deste poema.



A bailarina olha a foto
A pose magnífica revela a técnica apurada
Naquele momento a emoção
Eternizada no flash da câmera
Extasia quem vê
E a ela também
Que não se supunha tão bela

Tantas décadas passaram
Casou, teve filhos
Não dança mais
Embora as pernas irrequietas
Junto à elegância do corpo
Revelem a bailarina de outrora

No entanto, é ao dormir
Que seus sonhos a levam para o palco
Onde suas pernas adjetivas
Irriquietas no dia-a-dia
 Dançam, dançam e dançam
Numa sofreguidão sem fim

A bailarina dança sorrindo
Ali ela revive seus solos
Onde piruetas, arabesques e pas-de-chat
Fazem parte de uma coreografia especial

Pois o momento é único
Dela e apenas dela
Mas, ao findar
Vem os aplausos,
Eternos, calorosos
De uma plateia invisível
Saudando a arte dessa bailarina

Para sempre eterna e imutável

Comentários

  1. Querida Maria Alice !!!
    Você soube descrever muito bem essa linda bailarina!!!
    Adoraria rever essa foto q tanto lhe inspirou.
    Beijo no seu coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice querida, ela com certeza lhe enviará. A foto é magnífica porque revela a artista em preto e branco, eternizada na pose.

      Excluir
  2. Querida Mansur, muito obrigada por todo carinho!!! Fiquei emocionada!!! Enquanto bailarina vivi momentos de eterna emoção e depois que parei de dançar, é a minha linda família que me dá tantas emoções em todos os meus dias!! Cada emoção em seu tempo onde devemos aproveitar cada segundo!!! Como professora de dança, são os alunos que nos faz seguir e querer a cada dia ensinar e trocar tantas alegrias e com certeza vc foi minha predileta aluna onde sempre soube me ouvir e dar em seus movimentos a alegria de estar dançando com o coração!! Belos dias que estará guardado pra sempre com muitas saudades!!! Mil beijinhos carinhosos pra vc!!! Muito bom esse reencontro e estar aqui pra ouvir suas belas e emocionantes palavras que vc nos brinda em seu blog!!! 😘💕😘

    ResponderExcluir
  3. Você me brinda com seu comentário generoso. E mais feliz fico ao saber que fui sua aluna predileta, presentaço. beijos querida

    ResponderExcluir
  4. Que linda homenagem!Uma declaração poética de admiração pela bailarina que a Cancela foi. Merecida! Também gostaria de ver essa foto inspiradora! Envia pra mim. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que linda homenagem,onde um momento, a fotografia, inspira outros tantos devaneios tão belamente descritos. Parabéns à autora Maria Alice Mansur e a sua musa Eliana Cancela!

    ResponderExcluir
  6. oi amiga, obrigada, Cancela era especial mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Não conheço a bailarina, mas ficaria igualmente emocionada com o lindo poema e carinhosa homenagem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DONA ANGÉLICA

O REI E SEUS FILHOS

ROTINA