BIRA, UM MENINO BRASILEIRO


Bira tem 10 anos, filho de pai analfabeto, e mãe semianalfabeta. Com as escolas fechadas durante o ápice do Coronavirus, o pouco que havia aprendido na escola, e mal, foi para o ralo. Voltou à escola esse ano, o ano da graça (eu diria, miséria) de 2022, e o retrocesso pelo qual ele passou, a educação pública e o próprio país, estão registrados nessa figura em formação, um menino sem, sem. Sem preparo, sem futuro, sem nada. Duvido que a escola pública, a qual frequenta, possa fazer alguma coisa por ele. E muito menos seus pais, que não têm a mínima noção da importância do estudo. Seu empoderamento está no uso do celular. Passa horas, deitado ou sentado, com o aparelho na mão.

Olho para Bira e imagino quantos mais nessa situação. Não se precisa ser vidente, para visualizar um futuro zero. Sem profissão, sem meios dignos para sobreviver, comer e viver. Vai ficar sempre na periferia.

Seus pais não têm a mínima noção do país em que vivem. São trabalhadores, honram seus empregos, são honestos, mas não sabem nada do que acontece ao seu redor. Televisão é para ver desenho e mais nada. São eleitores do PT, pois na primeira gestão de Lula melhoraram de vida: comiam melhor, as compras no mercado não estavam tão caras, e ainda compraram um carrinho, usado e em bom estado, embora a habitação fosse um barraco mais ajeitadinho. E habilitação para dirigir, nem pensar. Se forem parados em blitz, perdem carro e motos, pois onde vivem, se não tiverem motocicleta não saem de casa. O transporte público é sofrível. Brasiiiilllll, ninguém fica bem na foto.

Bira retornou à escola, mas sua mãe se gaba é do fato do filhote ter uma namoradinha bonita, da mesma idade que a dele. A professora insiste em aulas de reforço, e a mãe ouve por um ouvido e apaga a mensagem pelo outro.

Bira devora tudo que vê pela frente. Nunca vi tanta voracidade e não sei como não vomita em seguida. É um menino pequeno, baixo para a idade, enfim, mais  um entre milhões iguais a ele.

 

Comentários

  1. E como você diz, quantos meninos e meninas brasileiros estão nessa situação. É triste!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DONA ANGÉLICA

O REI E SEUS FILHOS

ROTINA